EN / PT
Galeria Luciana Brito

Regina Silveira: Tramados

LB News
  • ©José Pelegrini
    1/10

Será de Regina Silveira (Porto Alegre, 1939) a primeira exposição individual no novo espaço da Luciana Brito Galeria, agora situada em uma residência modernista projetada por Rino Levi. A abertura da mostra, intitulada Tramados, acontece no sábado 11 de junho e é acompanhada pela apresentação de uma instalação inédita de Leandro Erlich (Buenos Aires, 1973), Blind Window.

 

Tramados 

A exploração de modos de codificação de imagens como ferramenta para criação de trabalhos irônicos e lúdicos, que problematizam o status de simulacro conferido à representação na contemporaneidade, tem sido uma constante no trabalho de Regina Silveira. Em sua quinta individual na Luciana Brito Galeria, a imagem de céu azul codificada em ponto cruz – já presente em obras públicas como Tramazul (MASP, 2010) e exposições como El sueño de Mirra y otras constelaciones (Museo Amparo, 2014) – é mobilizada em uma instalação inédita, Dreaming of Blue. Composta por peças modulares de grandes dimensões produzidas em cerâmica, o trabalho dá continuidade à intervenção homônima atualmente apresentada em uma fachada da ilha de Ogijima (Japão) no contexto da Trienal de Setouchi. 

 

A mostra tem como complemento um conjunto de desenhos preparatórios históricos relativos a obras realizadas nas décadas de 1980 e 90. A exibição desses desenhos permite um passeio pela ampla trajetória da artista e possibilita o contato com o seu processo de trabalho, da concepção à realização. 

 

Blind Window

Em paralelo à individual de Regina Silveira, a Luciana Brito Galeria apresenta, na sala da casa - living, uma instalação inédita de Leandro Erlich (Buenos Aires, 1973), Blind Window. A peça, composta por uma parede de vidro onde se encontra uma janela completamente fechada por tijolos, ganha novas camadas interpretativas ao ser instalada na Luciana Brito Galeria: a casa que agora abriga a galeria pertence à série de residências intimistas de Rino Levi, em que a paisagem era trazida para o interior do espaço doméstico, revertendo a ideia de “vista” e aproximando a contemplação da interioridade. 

 

 

Ainda durante o mês de junho, Leandro Erlich apresentará uma grande instalação no Shopping Iguatemi, lançando um programa de exposições com curadoria de Marcello Dantas. Em julho, o artista estará no Rio de Janeiro para a inauguração da obra que produziu para os Jogos Olímpicos.

Regina Silveira prepara uma instalação inédita para a mostra, que incluirá desenhos técnicos de projetos dos anos 80 e 90. Em paralelo, a galeria apresenta uma instalação inédita de Leandro Erlich.

 

Abertura: 11/06/2016, 12h – 18h

 

Visitação: 14/06/2016 – 13/08/2016