EN / PT
Galeria Luciana Brito

João Luiz Musa: 24x36 e Vila Prudente

LB News
  • 1/8

“24 x 36” e “Vila Prudente"

A analogia entre o olhar do viajante e do fotógrafo é assunto que vem sendo abordado por João Luiz Musa ao longo de sua carreira. Depois de seis anos sem se apresentar na Luciana Brito Galeria, o artista revisita o tema no ensaio “24 x 36”, dessa vez enfatizando o ato de retratar e destacando a presença do fotógrafo em cena. Ainda como parte da exposição, o artista apresenta “Vila Prudente”, série realizada no bairro paulistano, entre 1979 e 1981.

“24 x 34”

Para direcionar com precisão suas intenções poéticas, João Luiz Musa acha imprescindível dominar todos os processos fotográficos. Nesse conjunto de imagens, depois de percorrer cidades como Berlim, Rio de Janeiro, Londres, Barcelona e São Paulo, o artista dá continuidade ao ensaio “24 x 36”, desenvolvido desde 2004, onde uma intensa experimentação com a luz prevalece, juntamente com o rigor na edição. De acordo com o filósofo Luiz Armando Bagolin, “seu olhar oblíquo e móvel insere-se no contexto observado, multiplicando os pontos de vistas e perspectivas, captando particularidades por entre as transparências das vidraças de janelas e ônibus, becos, edifícios, jardins, fachadas e outros detalhes urbanos”. São vistas fragmentadas e inconclusas obtidas a partir do primeiro olhar do fotógrafo com relação às pessoas e seus cotidianos.

As imagens fazem parte de publicação homônima, com lançamento durante a abertura da exposição. O livro, que conta com texto crítico de Luiz Armando Bagolin, traz o ensaio completo, com 24 imagens.

“Vila Prudente”

Esse ensaio surgiu a partir da obstinação de João Luiz Musa em estabelecer uma relação de convívio com os habitantes do Jardim Elba e Vila Renato, então regiões de de Vila Prudente, atualmente na zona leste da cidade São Paulo, no final da década de 1970. Foram dois anos de visitas semanais às comunidades, período em que o artista trabalhava as diversas formas de pesquisa fotográficas no laboratório da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo. Sua persistência, tanto com os próprios moradores, quanto com o aperfeiçoamento técnico, resultou numa documentação original sobre a sua relação com o universo da vida real daquelas pessoas. Com um mostruário das fotografias realizadas, João Luiz Musa oferecia a todos os moradores que encontrava os vários exemplos de imagens que foram sendo realizadas no próprio bairro e, aos poucos, foi sendo conduzido aos interiores das casas.

O ensaio “Vila Prudente” será mostrado em duas versões, inclusive com obras ‘vintages’ (ampliações originais da época), além de impressões mais recentes em maior escala, 102 x 102 cm cada.

João Luiz Musa

Graduou-se na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1974. Em 1990 e 1999, obteve título de Mestre e Doutor respectivamente, na Escola de Comunicação e Artes (USP). Realizou suas primeiras exposições na década de 70. Desde então, já apresentou seus trabalhos galerias de São Paulo e Rio de Janeiro, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, além do Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Itaú Cultural e Centro Cultural Maria Antônia. Seus trabalhos também já foram vistos em outros países, como França, Itália, Alemanha, Bélgica, Argentina e Venezuela. Em 2006 apresentou exposição individual na Galeria Brito Cimino e, em 2010, apresentou suas obras em mostra individual no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. 

24.07.2012 a 18.08.2012

Ter - Sab | 10h - 19h

Abertura 24 de jul | 19h -  23h

Obras
“24 x 36”– 9 fotografias
“Vila Prudente” – 6 fotografias

Informações p/Imprensa: 
Tatiana Gonçales
11/ 3842 0634
tatiana@lucianabritogaleria.com.br