EN / PT
Galeria Luciana Brito

Nelson Leirner: LOT(E)

LB News
  • 1/3

Nelson Leirner volta a São Paulo em exposição inédita na Galeria Brito Cimino. Depois de 02 anos sem expor na cidade, Leirner volta a provocar o público com suas instalações. A primeira, intitulada “A Lot (e)” é inédita, com seus inúmeros personagens: santos, guerrilheiros, super-homens, aviões, uma infinidade de peças do imaginário popular, tão característico na obra de Leirner. A segunda, montada nos anos 70 sob o título “Esporte é Cultura” (1975), que tinha como objetivo chamar a atenção para a manipulação que o governo ditatorial do Brasil fazia do apoio aos esportes como propaganda e como forma de desviar a atenção da população em relação à repressão e à tortura da época. A exposição ficará aberta ao público de 27 de setembro (quarta-feira) a 02 de dezembro.

 

Na nova série, realizada especialmente para a individual na Galeria Brito Cimino, Leirner dá continuidade a alguns temas de criações mais recentes. Na exposição, ele utiliza elementos do repertório popular brasileiro e do imaginário pop "global" para comentar ironicamente a apropriação cultural, o mercado de arte e a mídia globalizada.

 

As instalações reúnem estatuetas, “souvenirs”, bonecos e objetos distribuídos em 27 módulos dispostos no espaço térreo da galeria. A idéia é que o visitante percorra o espaço vazio criado entre os módulos, na maneira de corredores, observando as criações suspensas na altura da cintura.

 

Para o projeto desta montagem inédita, o artista optou por “erguer” seus trabalhos em um nível mais alto que o chão. O chão era o seu apoio em criações de estética similar, como Overexciting Body e A Grande Parada (cujo último desdobramento foi visto com grande sucesso durante a Copa da Cultura, na Alemanha).

 

A guerra é outro dos temas recorrentes desta mostra. O artista criou cenas de conflito utilizando para isso bonecos da tradição brasileira e soldados de brinquedo. E a crítica à política internacional americana encontra outras referências, como o módulo dedicado ao mais americanos dos personagens: o Super-Homem.

04.10.2006 a 04.11.2006

 

 

terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita