EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Waldemar Cordeiro e Ricardo Basbaum na Armory Show 2014

Stand da galeria cria diálogo entre um dos maiores nomes da arte brasileira ao lado de expoente da cena atual

 

De 6 a 9 de março, Luciana Brito Galeria estará na Armory Show 2014, em Nova York. Para esta edição, dentro do formato de exposições menores, que permitem um contato mais aprofundado com a produção dos artistas apresentados, foram selecionados trabalhos Waldemar Cordeiro e Ricardo Basbaum. O momento da Armory, segundo matéria da Folha de S. Paulo, é de reinvenção, e a feira aposta mais fortemente em cenas emergentes da arte mundial (veja link no rodapé desta matéria).

 

Autor de uma produção artística indissoluvelmente ligada a sua produção teórica, Waldemar Cordeiro se afirmou como figura central na formulação e desenvolvimento do concretismo brasileiro, movimento definidor de uma parcela significativa da arte do país do século XX. No entanto, como também refletiu sua produção escrita, às experimentações formais logo seria incorporada uma pesquisa atenta à realidade sócio-cultural de seu tempo. A seleção apresentada é a mais abrangente já realizada fora do Brasil quanto ao variadíssimo espectro da arte de Waldemar Cordeiro, e transita por suas criações concretistas, experimentações em novas tecnologias e intervenções arquitetônicas que oferecem uma resposta crítica ao modernismo. 

 

Nesse sentido, o diálogo com as obras de Ricardo Basbaum gera um instigante atrito: Ricardo Basbaum, que também lida com a arquitetura e também tem uma produção teórica decisiva para sua arte, propõe uma nova compreensão dos espaços físico e cultural, a partir de trabalhos que perturbam a distinção entre mobiliário e obra de arte, ao mesmo tempo em que, como observou o crítico Guy Brett, questiona temas como sociabilidade e atomização cultural. 

 

Paralelamente à exposição de Waldemar Cordeiro e Ricardo Basbaum, os visitantes poderão conhecer os demais artistas e obras representados pela galeria, em materiais complementares que podem ser consultados no local.

 

Saiba mais sobre a Armory Show. Leia também matéria de Silas Martí para a Folha de São Paulo, sobre o momento de "reinvenção" da Armory Show.