EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Arte contemporânea para crianças de todas as idades

Arte à Primeira Vista apresenta nomes-chave da arte atual, incluindo trabalhos de Regina Silveira

1/3

 

A Fundação Clóvis Salgado realiza, de 20 de setembro a 9 de novembro, a exposição inédita Arte à Primeira Vista: páginas de uma história, uma mostra de arte contemporânea dedicada às crianças e que poderá ser apreciada por todos os públicos. A exposição reúne, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, 86 obras de Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e FransKrajcberg, com curadoria de Renata Sant’Anna e Valquíria Prates. A partir de outubro, a Galeria Arlinda Corrêa Lima se transformará em um grande ateliê que abrigará uma série de atividades educativas. Haverá ainda uma instalação da artista Regina Silveira, intitulada Bordadura, concebida especialmente para a fachada do Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena.

 

Sobre as curadoras

Renata Sant'Anna formou-se em Artes Plásticas na FAAP em 1985 e, desde então, desenvolve diversos trabalhos para crianças e professores em museus de arte e outras instituições no Brasil e no exterior. É mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 1989, trabalha como educadora, na Divisão de Educação do Museu de Arte Contemporânea da USP, atuando em projetos como: criação e coordenação da coleção Olharte, (Ed.Paulinas/MAC); curadoria das primeiras exposições de arte para crianças em São Paulo; programa Histórias da Arte; programa Ver e Ler; além de ministrar os cursos Saber e Ensinar Arte Contemporânea e A criança, o livro e a arte, oferecidos semestralmente.

 

Valquíria Prates é educadora, curadora e escritora. Mestre em Educação, Valquíria é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou temas das áreas de mediação das artes, arte contemporânea, públicos de arte, recepção estética e aprendizagem em instituições culturais. Em 2006, fundou a Quadrado Projetos Culturais, que desenvolve, implanta e avalia programas públicos de educação e formação, acessibilidade, publicações, exposições, projetos pedagógicos e artísticos com foco nas linguagens e manifestações contemporâneas das artes e da literatura. Atualmente é Curadora de Programas Públicos de Educação e Formação do MIS Rio de Janeiro.

 

Saiba mais sobre a exposição e sua programação educativa.