EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Obras icônicas de Anthony McCall em Amsterdã

EYE, o novo museu do filme da Holanda, exibe obras do britânico a partir de 28/9

Anthony McCall, You and I Horizontal, 2005. Installation view, Institut d'Art Contemporain, Villeurbanne, France, 2006. Photo: Blaise Adilon.
1/1

De 28 setembro a 30 novembro a EYE apresenta a primeira exposição individual na Holanda do artista britânico Anthony McCall. Desde os anos 1970 McCall produziu um notável corpo de trabalho que inclui desenhos, performances e -segmento mais conhecido de sua produção- instalações com projeção de luz de grande escala, os chamados "solid light films". As projeções escultóricas de luz de McCall são ao mesmo tempo minimalistas em forma e mágicas no efeito, conceituais em essência e viscerais quando experimentadas. Seus esculturas de luz dinâmica estão em permanente estado de fluxo, consistentemente recusando-se a ser classificados por categorias ficas da história da arte, como "escultura" ou "filme". A exposição não só apresenta alguns dos mais importantes exemplares dessa produção, mas também acompanha o seu desenvolvimento desde os primeiros trabalhos do artista.

 

O programa de exposições do EYE situa-se nas linguagens em que confluem o cinema e outros suportes artísticos. EYE tem um interesse especial no meio do filme como uma forma de arte que não é necessariamente restrita aos auditórios de cinema, mas que também explora territórios desconhecidos, explorando os limites do espaço de exposição tridimensional. Os trabalhos ricos em camadas e interdisciplinares de McCall se enquadram nessa característica, redefinindo as divisões tradicionais entre "arte" e "cinema".

 

Acesse o site do museu para obter mais informações.