EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Héctor Zamora na 12a Bienal de La Habana

Para a exposição, o artista desenvolve uma intervenção multimídia em parceria com a compositora cubana Wilma Alba

1/4

Dotado de extrema sensibilidade para desvelar e tensionar as forças atuantes sobre os espaços públicos que mobiliza artisticamente, Héctor Zamora participa da 12a Bienal de La Habana com a intervenção Ensaio sobre o fluido no edifício da Escola de Música da ISA – Universidad de las Artes. O prédio, uma complexa estrutura de 400 metros lineares conhecida como “El Gusano” [O Verme], foi concebido pelo arquiteto italiano Vittorio Garatti e abandonado na década de 1970, antes mesmo de sua finalização.

 

Apresentado em duas sessões, uma no dia 21 e outra em 25 de maio, ambas às 19h, Ensaio sobre o fluido ilumina pela primeira vez o imóvel, cuja vocação finalmente é honrada: setenta de seus cômodos serão ocupados por músicos locais, cada um localizado em uma sala diferente, para interpretar uma obra composta pela cubana Wilma Alba especialmente para a situação. A arquitetura determina tanto o comportamento do som quanto os possíveis percursos do público, transformando o próprio prédio em um instrumento musical. 

 

Com Ensaio sobre o fluido, Héctor Zamora ativa uma arquitetura monumental jamais concluída, uma ação que encontra paralelos metafóricos na própria história da revolução e é realizada às vésperas das grandes transformações para as quais Cuba se prepara. A programação completa das apresentações pode ser encontrada no site da 12ª Bienal de La Habana.