EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Regina Silveira em individual no Museu da Chácara do Céu

A exposição “Grafias e Bordados” acompanha lançamento de gravura inédita, que integra do projeto “Os amigos da gravura”

Blue Skies, 2015, serigrafia sobre papel, 86 x 67 cm
1/1

A exposição Grafias e Bordados reúne obras gráficas recentes, realizadas sobre diversos suportes, que vão da gravura tradicional aos meios digitais usados para imprimir e recortar. Os vários conjuntos de obras que formam a exposição permitem ao visitante não apenas entrar em contato com a pluralidade formal e técnica do trabalho da artista, mas também apreender  aspectos chave comumente ligados à sua poética, como a exploração das sombras como elemento capaz de transformar imagens cotidianas.

 

Em sua produção recente, em que se inclui a nova gravura editada especialmente para o projeto Os Amigos da Gravura dos Museus Castro Maya, comparece também o uso inusitado que Regina Silveira vem fazendo dos bordados em ponto de cruz, ferramenta que aponta para um aspecto performativo em seu trabalho. Nesta linha de pesquisa, a artista tem composto obras extensas para revestir arquiteturas de grande porte, como o MASP e o pórtico interior do Museu Amparo (Puebla, México), ou mesmo cobrir veículos de transporte coletivo, como foram os Casulos comissionados pela Bienal Internacional de Curitiba, em 2013. Essas obras, seja por sua efemeridade ou por suas grandes dimensões, comparecem nesta exposição na forma de maquete ou documentário.

 

A abertura para convidados acontece em 10 de setembro, e a exposição pode ser visitada pelo público de 11 de setembro a 14 de dezembro de 2015. Mais informações estão disponíveis no site do museu.