EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

CCBB Brasília recebe em agosto exposição que une comida e arte

Rochelle Costi participa da mostra que também promoverá festival gastronômico e performances, incluindo ações de Fyodor Pavlov-Andreevich e Héctor Zamora

Rochelle Costi, Verduras Mofadas, 1996/1997
1/1

A convergência entre os universos da arte e da gastronomia é tema de CRU: comida, transformação e arte, evento multidisciplinar que acontece a partir de 15 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília e que se articulará em torno de três eixos: uma grande exposição, reunindo trabalhos de mais de 20 artistas nacionais e internacionais; quatro ações performáticas, conduzidas por artistas, músicos e chefs; e diversas intervenções gastronômicas.

 

De acordo com o curador Marcello Dantas, a motivação do evento advém da presença crescente dos alimentos como elemento simbólico, metafórico ou plástico nas exposições mundo afora. CRU apresenta um panorama amplo e diverso, em que se sobrepõem e se complementam abordagens as mais diferentes – formais, líricas, irônicas ou políticas –, tendo sempre como ponto de partida a relação do homem com a comida. Rochelle Costi (1961, Caxias do Sul), por exemplo, tem a comida como um de seus temas recorrentes, recriando imagens de alimentos de forma caleidoscópica em Toalhas, propondo jogos infantis em Pimentário, ou  revisitando elementos típicos, muitas vezes esquecidos da cultura alimentar brasileira.

 

Nos dias 15 e 16 de agosto, Fyodor Pavlov-Andreevich (1976, Moscou) passará jornadas de 8 horas manipulando batatas dentro de uma instalação gigante que se assemelha a uma fábrica, em clara referência à importância fundamental desse alimento em difíceis períodos da história russa. Nas duas semanas seguintes, artistas performáticos locais o substituirão na tarefa, até o dia 24 de agosto.

 

No dia 29 de agosto, Héctor Zamora (1974, Cidade do México), o grupo brasileiro de percussão Barbatuques e a chef Ana Luiza Trajano realizarão uma grande produção coletiva e musical de sorvetes artesanais, de sabores de frutas típicas brasileiras, que poderão ser degustados pelo público ao final da ação.

 

A exposição pode ser visitada até 12 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site do CCBB.