EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Leandro Erlich participa de grande festival internacional Lille3000

O artista apresenta sua instalação El Living na curadoria principal do evento

Leandro Erlich, El Living, 1998, coleção FNAC (França)
1/2

O argentino Leandro Erlich participa da quarta edição do festival Lillle 3000: Renaissance com seu trabalho El Living, de 1998. Trata-se de uma instalação composta por dois quartos idênticos e espelhados, apenas um deles aberto ao público, ligados por uma janela, situada ao lado de um espelho. A impossibilidade de distinguir entre o reflexo de um quarto e a visão do outro, ou seja, entre imagem e matéria, é um mecanismo recorrente no trabalho do artista.

 

Leandro Erlich constrói seu trabalho a partir de deslocamentos no corpo da realidade, visando a causar estranhamentos em situações e ambientes cotidianos, como uma sala de espera, uma piscina ou um elevador. O artifício, no entanto, não é um fim em si mesmo – uma vez que seus mecanismos, artísticos e científicos, são facilmente desvelados pelo espectador, abre-se espaço para uma reflexão sobre o condicionamento de nossas percepções e acerca de normatividades interiorizadas.

 

El Living poderá ser visto na exposição central de Lille 3000, Tu dois changer ta vie! [Você deve mudar sua vida!], que tem curadoria de Fabrice Bousteau e toma seu título do livro epônimo do filósofo alemão Peter Sloterdijk. Além da mostra, o festival engloba diversas ações realizadas em Lille e em 75 comunas da Eurometrópole, além de Rio de Janeiro, Detroit, Eindhoven, Phnom Penh e Seul.

 

Lille3000 acontece de 26 de setembro de 2015 a 17 de janeiro de 2016.