EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Ricardo Basbaum participa da Bienal de Kiev 2015

Intitulada The School of Kyiv, a mostra tem um formato inovador que busca revitalizar a maneira como as bienais são apresentadas em todo o mundo

1/1

Ricardo Basbaum participa da The School of Kyiv - Kyiv Biennial 2015, um projeto independente com curadoria de Hedwig Saxenhuber e Georg Schöllhammer. Com uma proposta de novo formato para bienais, o evento se organiza através de uma estrutura aberta, incluindo seis Escolas, em que artistas e intelectuais de todo o mundo se encontrarão com o público em fóruns colaborativos: A Escola da Europa Abduzida, A Escola dos Deslocados, A Escola da Imagem e da Evidência, A Escola da Paisagem, A Escola dos Solitários e A Escola do Realismo. Ricardo Basbaum integra a mostra central, de mesmo título da Bienal, ao lado de artistas como Laure Prouvost e William Kentridge. A Escola de Kiev irá abordar questões candentes para cidadãos da Ucrânia, Europa e de outros territórios, além de imaginar futuros alternativos e igualitários e suas contrapropostas artísticas.

 

Ricardo Basbaum nasceu em 1961 em São Paulo e vive no Rio de Janeiro. Idealizador do conceito “artista-etc”, Basbaum, além de artista, é escritor, crítico de arte, curador, pesquisador e professor universitário. Sua prática deriva de sua pesquisa sobre a arte como meio de conexão entre experiência sensorial, sociabilidade e linguagem. Compostas por diagramas, desenhos, textos, áudios e dispositivos instalativos, suas obras são propostas interativas que dependem do público para serem ativadas e existirem plenamente. Suas principais exposições são: Would you like to participate in an artistic experience?, Logan Center for the Arts, Chicago (2012); 25a e 30a edições da Bienal de São Paulo (2002, 2012); dOCUMENTA 12 (2007).

 

The School of Kyiv - Kyiv Biennial 2015 acontece de 8 de setembro a 1 de novembro. Para mais informações, visite o site do evento.