EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Leandro Erlich apresenta projeto La Democracía del Símbolo em Buenos Aires

A ação é composta por intervenção urbana no Obelisco e por instalação no MALBA, e comemora os 14 anos do Museu

Leandro Erlich, La democracía del símbolo. Cortesia: MALBA
1/2

Buenos Aires amanheceu diferente no último domingo, o icônico Obelisco da Avenida Nove de Julho um pouco menos majestoso, seu cume aparentemente desaparecido. O suspense foi mantido por algumas horas, até que, na esplanada do MALBA Fundación Constanini, foi apresentada ao público uma réplica do cume perdido. Tratava-se do projeto La democracía del símbolo [A democracia do símbolo], primeiro site specific do artista Leandro Erlich em seu país, apresentado pelo MALBA como parte de seu Programa Explanada em comemoração aos 14 anos do museu.

 

La democracía del símbolo é um projeto monumental de arte pública, no qual envolveram-se, além do artista, museu e patrocinador, três secretarias municipais (Cultura, Espaço Público e Transporte) e inúmeros engenheiros e fornecedores. Para forjar a “desaparição” do cume do Obelisco, foi colocado no topo do monumento uma espécie de capuz de duas toneladas de ferro com revestimento similar ao concreto original. A peça deve ficar lá por cerca de duas semanas, alterando o principal cartão postal da cidade.

 

O projeto é completo pela réplica em tamanho real do cume, instalado em frente ao MALBA até março de 2016 e com visitação gratuita. Ao contrário do monumento original, inacessível ao público, o Obelisco permite aos visitantes desfrutar da vista das quatro janelas do monumento, registradas em vídeos de altíssima resolução, reproduzidos em loop. Para Leandro Erlich, a arte é uma ferramenta de integração, ação e vinculação social, daí seu interesse por gerar projetos em que a arte escape às fronteiras dos centros convencionais de exposição e se imbriquem na ordem cotidiana.

 

Junto ao projeto, o MALBA editará uma publicação com ensaios inéditos do crítico de arte e curador Dan Cameron e do sociólogo argentino Christian Ferrer, uma entrevista do artista pelo curador do diretor artístico do MALBA, Agustín Pérez Rubio, e registros de obras realizadas ao longo da trajetória de Erlich.

 

Mais informações estão disponíveis no site do MALBA.