EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Contingent Beauty: Contemporary Art from Latin America

Regina Silveira participa da exposição apresentada pelo Museum of Fine Arts, Houston (EUA)

Regina Silveira, Irrupção (Oval), 2005
1/1

Regina Silveira participa, ao lado de vinte artistas latino-americanos, da exposição Contingent Beauty: Contemporary Art from Latin America [Beleza Contingente: Arte Contemporânea da América Latina], que apresenta uma seleção de obras produzidas por 21 artistas consagrados da Argentina, Brasil, Colômbia, Cuba, México e Venezuela. Abrangendo diversas mídias, como desenho, escultura e instalações interativas baseadas em objetos ou vídeos, a exposição destaca artistas contemporâneos que utilizam materiais sedutores e atraentes para transmitir preocupações sociais, políticas e ambientais. Com curadoria de Mari Carmen Ramírez, curadora de arte latino-americana e diretora do International Center for the Arts of the Americas (ICAA), e de Rachel Mohl, assistente de curadoria, a exposição é apresentada pelo  Museum of Fine Arts Houston de 22 de novembro de 2015 a 28 de fevereiro de 2016, com vernissage para convidados nos dias 20 e 21 de novembro.

 

Contingent Beauty mescla refinamento estético a críticas a problemas contemporâneos relacionados à complexa realidade da América Latina e sua longa história de colonização, repressão política e crises econômicas, problemas que englobam temas como pobreza, violência, questões de gênero, corrupção governamental, guerra contra as drogas e o legado do colonialismo. Neste contexto, Regina Silveira apresenta a obra Irrupção (Oval) (2005), em que usa elementos cotidianos para criar desenhos não tradicionais, aplicando, na parede, impressões em vinil adesivo de pés descalços pertencentes a centenas de crianças brasileiras em condição de rua.  

 

A “beleza” das obras apresentadas é contingente à sua interpretação contextual. Cada peça abarca tensões entre opostos como beleza e violência, sedução e repulsão ou elegância e brutalidade. Entre os demais artistas participantes encontram-se nomes como Tania Bruguera (Cuba), Gabriel Orozco (México), Los Carpinteros (Cuba), Guillermo Kuitca (Argentina), Miguel Ángel Rojas (Colômbia), Javier Téllez (Venezuela), Johanna Calle (Colômbia) e Teresa Serrano (México), entre outros.

 

Mais informações estão disponíveis no site do MFAH.