EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Tiago Tebet participa da coletiva A Arte e a Ciência: nós entre os extremos

Com curadoria de Paulo Miyada, a mostra será apresentada no Instituto Tomie Ohtake

Tiago Tebet, Cruzeiro do sul e o caminho de leite nas coordenadas 23o33’22”S 46o41’27”, 2015, acrílica sobre MDF, 275 x 552 cm. Foto Luiz Pinto
1/1

A partir da constatação de recorrências terminológicas em áreas a princípio díspares – arte  e ciência –, o curador Paulo Miyada desenvolve uma reflexão sobre a convergência dos modelos de apreensão do mundo em distintos campos de atuação. Em um tempo em que nossas vidas são cada vez mais influenciadas por elementos grandes ou pequenos demais para que os apreendamos sensorialmente, a exposição coletiva A Arte e a Ciência: nós entre os extremos apresenta-se como um ensaio sobre como a arte pode abrir caminho para pensar um universo muito mais amplo (nos níveis micro e macro) do que aquele que percebemos usualmente, permitindo, pela via estética, o acesso do espectador aos campos mais decisivos à ciência contemporânea. 

 

Tiago Tebet participa da exposição com três pinturas: Cruzeiro do sul e o caminho de leite nas coordenadas 23o33’22”S 46o41’27” (2015, acrílica sobre MDF, 275 x 552 cm); Zona de Conflito II (2014 acrílica sobre MDF,
130 x 90 cm); e RH31T (2014, acrílica sobre compensado, 220 x 160 cm). Tebet desenvolve uma ampla pesquisa sobre pintura e produção de objetos, mantendo no todo de sua obra um acentuado caráter processual, onde cada meio utilizado determina sua resolução formal. Em muitos de seus trabalhos recentes, como nos apresentados no Instituto Tomie Ohtake, o procedimento construtivo se dá, na verdade, por extração: sob a camada superior de preto ou cinza, há inúmeras camadas claras, que surgem conforme os efeitos de abrasão causados pelo artista.

 

O vernissage acontece dia 25 de novembro de 2015, no Instituto Tomie Ohtake, e a exposição pode ser visitada até 14 de fevereiro de 2016.