EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Rochelle Costi participa de exposição premiada em Belo Horizonte

Tags: Rochelle Costi / Palácio das Artes da Fundação Clóvis Salgado / Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça / Raphael Fonseca

Rochelle Costi, Quartos - São Paulo (2), 1998, c-print 183 x 230 x 6 cm
1/6

Rochelle Costi participa da exposição Quando o tempo aperta, curadoria de Raphael Fonseca que lhe rendeu o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas para Curadores Emergentes. A coletiva é baseada no projeto Riposatevi desenvolvido por Lucio Costa para a XIII Trienal de Milão, em 1964, o qual apresentava, em um ambiente repleto de redes e que chamava ao descanso, três grandes fotos de Brasília “como sugestão que essa mesma gente que passa o ‘tempo livre’ na rede, quando o ‘tempo aperta’ constrói em três anos, no deserto, uma Capital”. 

 

Ao lado de nomes como Hélio Oiticica, Pierre Verger, André Komatsu, Marcelo Cidade e Lais Myrrha, Rochelle Costi participa da exposição com seis fotografias da série Quartos - São Paulo, originalmente apresentada na XXIV Bienal de São Paulo, em 1998. Nesses trabalhos, a artista investiga a intimidade urbana através de seus espaços de repouso, encarando a fotografia tanto como um exercício estético quanto de pesquisa antropológica, de forma que são os rastros deixados pelos corpos ausentes que revelam detalhes significativos e inesperados sobre os tipos humanos que preenchem a cidade. 

 

A mostra acontece no Palácio das Artes da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, de 14/01 a 20/03/2016. Depois, ela segue para o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), em Recife, onde poderá ser vista de 14/04 a 12/06/2016.