EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Fundació Gaspar apresenta a primeira retrospectiva de Anthony McCall na Espanha

Tags: Anthony McCall / Fundació Gaspar / Gloria Moure

Anthony McCall, Face to Face III, 2013. Cortesia do artista
1/1

A primeira grande exposição monográfica na Espanha do britânico Anthony McCall (St. Paul’s Cray, 1946) acontece no mais novo espaço de arte contemporânea de Barcelona, a Fundació Gaspar, localizada em um recém-renovado palácio gótico do início do século 15. Com curadoria de Gloria Moure, a mostra explora como a prática do artista desafia as ideias de homogeneidade e beleza, bem como os conceitos de escultura e performance. 

 

Intitulada Solid Lights and Performance, a exposição é composta por importantes trabalhos em filme, suas instalações de “luz sólida”, pelas quais o artista é renomado, e inclui a première de “Coming About” (2016), criado especialmente para a ocasião. Assim como suas demais instalações de “luz sólida”, a nova peça explora as qualidades esculturais da luz emitida por projetores de filme, desfazendo os limites entre material e imaterial enquanto se atém às qualidades essenciais do filme: luz e tempo.

 

Ao abranger a totalidade de mídias utilizadas por Anthony McCall, a exposição ressalta o aspecto interativo de sua pesquisa e seu uso do espaço como elemento visual e plástico, e não como mero recipiente neutro de trabalhos. A mostra compreende ainda uma sala com obras em papel, desenhos, estudos, fotografias e projetos de obras ao ar livre.

 

A abertura acontece em 31 de maio e  exposição pode ser visitada até 30 de outubro