EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Retratos de Liliana Porter exibidos no Whitney

Tags: Liliana Porter / Whitney Museum

Liliana Porter, The Line, 1973. ©Liliana Porter
1/1

Human Interest: Portraits from the Whitney’s Collection [Interesse Humano: Retratos da Coleção do Whitney] busca lançar novas perspectivas sobre um dos mais antigos gêneros artísticos. Selecionados exclusivamente a partir do acervo do museu, os mais de cem trabalhos, incluindo obras da argentina Liliana Porter (Buenos Aires, 1941), revelam como os artistas reinventaram o retrato durante os últimos sessenta anos.

 

Retratos formam uma das mais fortes vertentes da coleção do Whitney, fruto do amplo comprometimento do museu com a tradição figurativa. No entanto, as obras incluídas na exposição propõem modos distintos e muitas vezes pouco convencionais de representar um indivíduo.

 

Outrora peças raras e de luxo, os retratos agora estão por toda parte. Muitos artistas contemporâneos abordam essa situação, realçando a fluidez da identidade em um mundo onde a tecnologia e as mídias de massa são onipresentes. Através de seus diferentes pontos de vistas sobre o retrato, os artistas representados em Human Interest levantam questões provocativas sobre quem somos e como percebemos e comemoramos o outro. 

 

A mostra pode ser visitada no Whitney Museum até 12 de fevereiro de 2017, e tem curadoria de Dana Miller e de Scott Rothkopf, com apoio de Mia Curran, Jennie Goldstein e Sasha Nicholas. 

 

Mais informações estão disponíveis no site do museu.