EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Héctor Zamora integra mostra sobre arte brasileira na Holanda

Tags: Héctor Zamora / Museum Beelden aan Zee / Carolyn H. Drake / Alessandra Laitempergher

Héctor Zamora, Brasil, 2013. Tijolos, bicicleta de metal, 180 x 60 x 170 cm
1/1

O Brasil foi selecionado como país-tema do museu Beelden aan Zee para 2016. A exposição a abrir essa programação é intitulada Brasil, Beleza?. Com curadoria de Carolyn H. Drake, curadora independente e diretora de A Tale of a Tub, em Rotterdam, em parceria com Alessandra Laitempergher, do museu Beelden aan Zee, a mostra acontece no Beelden aan Zee e no Lange Voorhout, ambos em Haia.

 

A palavra “beleza” foi mantida em português no título devido à sua ambiguidade: as curadoras desejam referir-se tanto ao seu significado literal quanto ao uso cotidiano, que pode ser traduzido como ‘What’s up?’. Com mais de trinta artistas participantes (todos são brasileiros ou vivem no Brasil), a mostra irá abordar o Brasil contemporâneo, sua situação política e econômica, sua formação histórica, sua cultura e tradições estéticas, sempre através de obras de arte, algumas comissionadas para a exposição. 

 

Héctor Zamora (1974, Cidade do México) participa com a obra “Brasil”, composta por uma bicicleta de metal sobre a qual equilibra-se precariamente uma ampla pilha geometricamente organizada de tijolos de barro. Um conjunto de três novas peças está em produção para a exposição, desta vez montada com típicos triciclos holandeses. 

 

A mostra acontece entre 25 de maio a 3 de outubro no Beelden aan Zee, e entre 25 de maio a 21 de agosto no Lange Voorhout. Mais informações estão disponíveis no site do museu Beelden aan Zee.