EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Héctor Zamora participa de exposição composta por obras-primas do Hirshhorn Museum

Tags: Héctor Zamora / Hirshhorn Museum and Sculpture Garden / Jannis Kounellis / Ed Ruscha

Héctor Zamora, O Abuso da História, 2014
1/1

Após ter seu trabalho “O Abuso da História” recentemente adquirido pelo Hirshhorn Museum, Héctor Zamora (Cidade do México, 1974) participa da exposição Masterworks from the Hirshhorn Collection [Obras-Primas da Coleção Hirshhorn], que exibe aquisições recentes excepcionais ao lado de peças icônicas que integravam a coleção de seis mil peças originalmente doada em 1966 pelo fundador Joseph Hirshhorn para o Estado. 

 

Com mais de 75 obras em diversas mídias, a exposição inclui obras-primas da coleção de grandes mestres do século 20 do museu, como Alberto Giacometti e Francis Bacon, ao lado de trabalhos recentes de artistas como Senga Nengudi, Hiroshi Sugimoto, Eduardo Basualdo, entre outros. A curadoria reflete a natureza evolutiva da coleção do museu e procura abrir espaço para novas leituras a partir da justaposição entre o antigo e o novo. 

 

O vídeo “O Abuso da História” (2014), de Héctor Zamora, retrata um ritual destrutivo realizado como performance coletiva no histórico Hospital Matarazzo, em São Paulo, e é incluído em uma galeria com obras de Jannis Kounellis e Ed Ruscha que também abordam temas de destruição e preservação da história. 

 

A exposição pode ser visitada entre 9 de junho de 2016 e 6 de agosto de 2017. Mais informações estão disponíveis no site do museu.