EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Playground de Waldemar Cordeiro exibido na Suíça

Tags: Waldemar Cordeiro/ Kunsthalle Zürich / Gabriela Burkhalter

Waldemar Cordeiro, Parque infantil do Clube Esperia Marginal Tietê, São Paulo, 1966
1/1

Waldemar Cordeiro (Roma, 1925 – São Paulo, 1973) é amplamente reconhecido por sua produção artística, desde a fundação do Movimento Concreto no Brasil até suas peças de arteônica – uma investigação pioneira em arte eletrônica e a última série desenvolvida por ele. Em paralelo à sua intensa produção como artista e a suas contribuições como crítico de arte e professor, ele manteve uma prolífica carreira em paisagismo: em 1953, criou o estúdio Jardins de Vanguarda, em que aliava sua rigorosa pesquisa estética a uma prática de impacto social.

 

Dentre seus diversos projetos nesta área, o ainda existente playground do Clube Esperia (desenvolvido entre 1963 e 65 e inaugurado em 1966) é admirado até hoje – uma réplica da construção labiríntica que integra o complexo foi um dos destaques da 30a Bienal de São Paulo (2012), que também incluía registros fotográficos do parque, datados do ano de sua inauguração. Uma seleção dessas fotografias poderá ser vista no Kunsthalle Zürich entre 19 de fevereiro a 15 de maio como parte da exposição The Playground Project.

 

Com curadoria de Gabriela Burkhalter, The Playground Project agrupa diversos exemplares de playgrounds desenvolvidos até a década de 1980, quando eram vistos como espaços para experimentos sociais, projetos arriscados e esculturas espetaculares. Registros dessas iniciativas pioneiras e hoje esquecidas serão acompanhados pela instalação de três playgrounds no museu, que as crianças poderão usar livremente. 

 

Mais informações estão disponíveis no site do Kunsthalle Zürich.