EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Alex Katz no Metropolitan Museum of Art, New York

Tags: Alex Katz / Metropolitan Museum of Art

Alex Katz, Purple Wind, 1995. Óleo sobre linho, 320 x 243,8 cm. Cortesia do artista
1/1

Apresentada em comemoração às doações recebidas e prometidas ao Metropolitan Museum of Art, a exposição Alex Katz at the Met reúne oito obras de Alex Katz (Brooklyn, 1927), incluindo desenhos, gravuras e pinturas desenvolvidas ao longo de sua trajetória. Entre as peças selecionadas encontram-se dois “cutouts”, a técnica inovadora criada pelo artista no final dos anos 1950; uma paisagem; retratos de Ada, sua esposa e musa; e retratos de pessoas ilustres de seu círculo social e do meio artístico.

 

Alex Katz amadureceu como artista durante o apogeu da Escola de Nova York. No final da década de 1950, já desenvolvia seu estilo de maturidade, caracterizado por elegância, simplicidade e abstração estilizada. Comprometido com a representação de motivos reconhecíveis, o artista minimiza detalhes e sombreamento, escolhendo uma abordagem sintética com o auxílio de contornos espessos, blocos de cor e pinceladas estratégicas. Por mais que representem uma pessoa ou lugar específico, a obra de Alex Katz também problematiza o ato de ver, ou seja, a mecânica própria da visão e a experiência de ser um espectador.

  

A exposição pode ser visitada até 26 de junho de 2016 na Galeria 918 do Met.  Mais informações estão disponíveis no site do museu.