EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Exposição Quando o tempo aperta, com Rochelle Costi, segue para o Rio de Janeiro

Tags: Rochelle Costi / Museu Histórico Nacional / Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça / Raphael Fonseca

Rochelle Costi, Quartos - São Paulo (5), 1998, c-print, 183 x 229 cm
1/5

Depois de ser apresentada no Palácio das Artes da Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte, agora a exposição Quando o tempo aperta, curadoria de Raphael Fonseca que lhe rendeu o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas para Curadores Emergentes, poderá ser vista no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

 

A coletiva é baseada no projeto Riposatevi desenvolvido por Lucio Costa para a XIII Trienal de Milão, em 1964, o qual apresentava, em um ambiente repleto de redes e que chamava ao descanso, três grandes fotos de Brasília “como sugestão que essa mesma gente que passa o ‘tempo livre’ na rede, quando o ‘tempo aperta’ constrói em três anos, no deserto, uma Capital”. 

 

Rochelle Costi (Caxias do Sul, 1961) participa da exposição com seis fotografias da série Quartos - São Paulo, originalmente apresentada na XXIV Bienal de São Paulo, em 1998. Nesses trabalhos, a artista investiga a intimidade urbana através de seus espaços de repouso, encarando a fotografia tanto como um exercício estético quanto de pesquisa antropológica, de forma que são os rastros deixados pelos corpos ausentes que revelam detalhes significativos e inesperados sobre os tipos humanos que preenchem a cidade. Entre os outros artistas participantes da exposição, estão nomes como Hélio Oiticica, Pierre Verger, André Komatsu, Marcelo Cidade e Lais Myrrha.

 

A mostra pode ser visitada de 20 de abril a 12 de junho de 2016.