EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Raphaël Zarka apresenta individual em Poitiers, França

Tags: Raphaël Zarka / Musée Sainte-Croix

Raphaël Zarka, Schönflies 329, 2016. Vista da exposição no Museu Sainte Croix, Poitiers (França). Foto: Maxime Verret
1/1

Após entrar em contato com a coleção de modelos matemáticos e de objetos científicos do matemático Arthur Schöenflies, referência na área de cristalografia e em estudos de simetria, Raphaël Zarka (Montpellier, 1977) ficou impressionado com os pequenos modelos geométricos concebidos pelo cientista para se imbricarem de forma a jamais deixar espaço vazio. A partir de então, começou a criar suas próprias esculturas e instalações ampliando e adaptando módulos de Schöenflies, procedimento que ia ao encontro do deslocamento de objetos científicos para o campo da estética, já explorado pelo artista há algum tempo.

 

Um projeto em torno de um módulo de Schöenflies será apresentado na mostra Manuel de Sculpture Instrumentale, individual do artista no Musée Sainte-Croix, em Poitiers, França. Ao longo da exposição, de maio a agosto, a instalação – composta por 14 módulos idênticos – será alterada pelo artista, seus assistentes e pela equipe do museu, de maneira a assumir diversas configurações, sem, no entanto, atualizar todas as suas possibilidades latentes.

 

Também ligado à comunidade do skate, Raphaël Zarka convidou skatistas para fazer algumas manobras na instalação durante a montagem, de forma que os traços deixados por eles poderão ser vistos na peça durante o período expositivo. Além disso, no dia 18 de junho, haverá um open skate: uma oportunidade de encontro para skatistas amadores e profissionais, e uma possibilidade rara para o grupo de ocupação de um museu. 

 

A mostra acontece entre 21 de maio e 28 de agosto de 2016. Mais informações estão disponíveis no site da cidade de Poitiers.