EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Marina Abramović vem ao Brasil para première de seu filme

Tags: Marina Abramović / Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil / Marco Del Fiol / O Grivo

Still do filme Espaço Além - Marina Abramović e o Brasil
1/1

Exibido exclusivamente no circuito de festivais – mais precisamente, no SXSW - South by Southwest (EUA), onde concorreu como melhor documentário – o filme Espaço Além – Marina Abramović e o Brasil tem sua estreia nacional nos dias 10 e 11 de maio (para convidados e imprensa, respectivamente), com a presença da artista, que vem ao país exclusivamente para promover o filme. A exibição acontece no Shopping Iguatemi, São Paulo.

 

Com direção de Marco Del Fiol e trilha sonora original de O Grivo, o filme, na tradição dos road movies, parte da jornada física de Marina Abramović (Belgrado, 1946) para chegar à sua jornada íntima e pessoal. Entre 2012 e 2015, a artista percorreu um trajeto de mais de seis mil quilômetros pelo Brasil à procura de lugares e pessoas de poder. Participou de experiências de cura e cirurgias espirituais em Abadiânia (GO), integrou rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA), sentiu a força do sincretismo religioso de Salvador (BA), presenciou cerimônias e incorporações do Vale do Amanhecer, no Distrito Federal, e vivenciou processos xamânicos em Curitiba (PR).

 

As relações entre arte e espiritualidade, bem como entre performance e rituais religiosos, são alguns dos temas que permeiam o documentário, no qual a experiência presente de Marina Abramović é entremeada por suas memórias, dores e prazeres passados, revelando algumas facetas ocultas de seu processo criativo.

 

Mais informações estão disponíveis no site do filme.