EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Instalação labiríntica de Leandro Erlich é exibida em São Paulo

Tags: Leandro Erlich / Marcello Dantas

Leandro Erlich, Changing Rooms, vista da exposição no Shopping Iguatemi, 2016
1/2

De 7 de junho a 10 de julho de 2016, a instalação Changing Rooms [Trocadores] de Leandro Erlich (Buenos Aires, 1973) pode ser vista no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Com curadoria de Marcello Dantas, a exposição integra uma série de atividades organizadas pelo Shopping em comemoração de seus 50 anos. 

 

A obra é composta por módulos de provadores idênticos, onde alguns espelhos são substituídos por espaços vazios, passagens para réplicas (sempre espelhadas) do mesmo espaço, repetido até o infinito. Como o restante do trabalho de Leandro Erlich, esta peça é ao mesmo tempo lúdica e crítica. Ao lado dos espelhos reais, essas passagens mostram não nossos reflexos, mas um cômodo vazio ou, ainda, a imagem de outra pessoa, alguém que esteja visitando a instalação no mesmo momento. A ausência de nosso reflexo ou a presença de um outro causa um forte estranhamento e uma potente metáfora visual para os limites da subjetividade nas sociedades de consumo contemporâneas.

 

A pesquisa de Leandro Erlich busca estabelecer uma transfiguração crítica de espaços cotidianos, transformados em sublimes ou estranhos por intervenções impactantes e frequentemente simples. Suas instalações sempre se relacionam com arquitetura, constituindo duplicatas da realidade para criar um ambiente frutífero para que os visitantes contemplem a natureza de suas percepções e sua relação com seus corpos, o espaço e a sociedade.