EN / PT
Galeria Luciana Brito

LB News

Vídeo de Héctor Zamora inagura sala de exibição do Maczul, na Venezuela

Tags: Héctor Zamora / Global Visions / Backroom Caracas / Maczul / Centro de Arte Los Galpones / Kelly Gordon

Héctor Zamora, O Abuso da História, 2014
1/1

O vídeo de 2014 “O Abuso da História”, de Héctor Zamora (Cidade do México, 1974) irá inaugurar, no dia 30 de julho de 2016, a Sala Multimídia do Maczul, em Maracaibo (Venezuela), onde poderá ser visto até 30 de setembro. A projeção integra o Global Visions: arte e imagen en movimiento, um projeto internacional com curadoria de Kelly Gordon, organizado pelo Backroom Caracas em colaboração com o Maczul, o Centro de Arte Los Galpones e a Hacienda La Trinidad Parque Cultural. Em Caracas, a obra terá exibição no dia 28 de julho, no Centro de Arte Los Galpones

 

Filmado no pátio interno do Hospital Matarazzo de São Paulo às vésperas de sua demolição e posterior transformação em um shopping center, “O Abuso da História” foi concebido não apenas como registro de performance, mas também uma obra independente. O vídeo de apenas 120 segundos apresenta, através de diversos pontos de vista inacessíveis aos espectadores do evento, uma ação coordenada pelo artista em que performers – invisíveis para a câmera – jogam grandes vasos com plantas no pátio central do decadente edifício colonial através das janelas que cerceiam o espaço. 

 

A obra – política, irônica e contundente como o restante da produção do artista – tem recebido amplo reconhecimento institucional, sendo inclusive exibida na exposição Masterworks from the Hirshhorn Collection [Obras-Primas da Coleção Hirshhorn].