EN / PT
Galeria Luciana Brito

Anthony McCall

LB News
  • 1/5

Luciana Brito Galeria apresenta a primeira exposição individual no Brasil do artista britânico, radicado nos EUA, Anthony McCall. Conhecido por suas grandes instalações, nas quais enfatiza a qualidade escultórica da luz em ambientes escuros, Anthony McCall apresenta um conjunto de obras históricas e recentes, que configuram uma retrospectiva. A curadoria é de Jacopo Crivelli Visconti.

 

A exposição vem acompanhada de um catálogo bilíngue, de 130 páginas e com mais de cem imagens e trechos de textos importantes, além de entrevistas publicadas sobre Anthony McCall, até agora inéditos em português, bem como texto do próprio curador.

 

Para essa exposição, que ocupa todas as salas da galeria, o artista reproduziu a versão original em 16mm de Line Describing a Cone, sua obra mais célebre. Além disso, está em exibição a versão digital desse trabalho (intitulado, não sem uma certa ironia, Line Describing a Cone 2.0), recentemente finalizada e até agora exibido apenas na Tate Modern, em Londres. Essa obra inaugurou a série dos chamados Solid Light Films, ainda no início dos anos 70. Assim como todos os trabalhos dessa série, Line Describing a Cone faz com que o olhar do espectador seja desviado da tela, onde é normalmente direcionado no cinema convencional, para percorrer o raio de luz no espaço, tornando-se quase tangivelmente escultural.

 

A decisão de recriar um trabalho é pertinente no contexto da produção recente de Anthony McCall, cujas instalações mais recentes, como Meeting you Halfway II (2010), outra obra da série Solid Light Films, denotam uma complexidade que não seria possível sem o auxílio das mais sofisticadas tecnologias digitais. Ao produzir hoje uma versão digital de um trabalho concebido há quase quatro décadas, o artista realiza, conforme ele mesmo tem declarado, uma versão mais pura e próxima da ideia original.

 

Para acompanhar esses dois trabalhos, a exposição apresenta estudos que mostram as direções tomadas pelo artista até sua obra final. No total, são dois conjuntos de footprints, somando 7 trabalhos relacionados à obra Meeting you Halfway II. Além disso, outros estudos estão em exposição, bem como uma coleção de notebooks.

 

No dia da abertura, o artista apresentou a performance Five Minute Drawing,  deixando seu resultado, e mais um vídeo retratando a mesma performance, disponíveis para o público até o final da exposição. Já para as obras históricas, foram escolhidos três pequenos filmes, feitos originalmente em 16mm, que são registros de performances realizadas no começo dos anos de 1970 e que incluem Landscape for Fire, filme desenvolvido a partir de uma das ações com fogo levadas a cabo no interior de sua terra natal.

 

Antes de se mudar para Nova York em 1973, ainda na Inglaterra, Anthony McCall começou a se envolver com performances e filmes. Desde então, apesar de um intervalo criativo de mais de 20 anos, sua carreira ficou marcada principalmente por explorar idéias de espaço, arquitetura e luz, encorajando a interatividade e provocando a percepção sensorial do público. Como um artista multimídia, Anthony McCall possui uma vasta produção, combinando filmes, esculturas, instalações, desenhos e performances.

 

Os trabalhos de Anthony McCall fazem parte de coleções importantes, como Baltimore Museum of Art (Baltimore, Maryland), Centre Georges Pompidou (Paris, França), Museum of Modern Art (MoMa - Nova York, USA), Tate (Londres, Inglaterra), etc. Desde 1972, contudo, seus trabalhos podem ser vistos em todo mundo: Museum of Modern Art (MoMa - Nova York, USA), Tate Modern (Londres, Inglaterra), Fundação Centro Cultural de Belém (Lisboa, Portugal), Serpentine Gallery (Londres – Inglaterra), Museu d´Art Contemporani de Barcelona (Barcelona, Espanha), Moderna Museet, (Estocolmo, Suécia) e MMK (Frankfurt, Alemanha),dentre muitos outros. Em 2006, o artista recebeu o prêmio especial da International Association of Art Critics, na Alemanha.

10.05.2011 a 18.06.2011

Nº. de obras : 14
Técnica : multimídia
Terça a sábado, das 10h às 19h
entrada gratuita