EN / PT
Galeria Luciana Brito

Leandro Erlich: Fragmentos de uma Casa

LB News
  • 1/3

O artista plástico argentinoLeandro Erlich inaugura sua segunda mostra individual na Luciana Brito Galeria.Fragmentos de Una Casa é composta por três obras/ instalações inéditas, concebidas especialmente para o espaço da galeria: Window and Ladder, Skylight e Shattered Door.

 

O artista coloca espaço e arquitetura em sua obra de forma peculiar. Diferentemente dos espaços arquitetônicos, porém, suas criações não têm função – “a arte permite o lugar onde a funcionalidade deixa de existir” diz Leandro Erlich. Suas peças não levam a lugares remotos, mas a espaços conhecidosapresentados aos pedaços. Janela, escada, clarabóia, porta, elementos comuns que compõe obras sofisticadas.

 

O artista é conhecido por iludir o espectador, que se torna um participante da obra, criando situações impossíveis e surrealistas, mas ainda assim verossímeis. O trabalho é interativo e, por essa razão, apreciado por todo tipo de público. As miragens de Leandro Erlich não nos levam a lugares remotos ou insondáveis. O efeito final é simples e limpo, embora envolvam aparatos técnicos e materiais complexos.

 

Segundo Doug MacCash, sobre a instalação Window and Ladder, “o artista atinge uma elegância surrealista com sua escada levando a lugar nenhum, remanescente da obra de René Magritte”.

 

Leandro Erlich mostra o extraordinário sem esconder os truques: “o espectador pode entender todo o processo, ele é reconhecível. O truque não é apresentado para decepcionar o observador, mas para ser entendido e resolvido por ele”. Pode-se dizer que as ilusões criadas pelo artista têm como meta desautomatizar nossa experiência cotidiana, ir além da lógica do lugar-comum, e elas carregam sempre, uma cota de humor intermitente.

 

Leandro Erlich (Buenos Aires, 1973) é hoje um dos artistas latino-americanos que gozam de maior ressonância internacional, com participação em diversas bienais de arte como Biennale di Venezia (2001 e 2005), Bienal de la Habana (2000), Whitney Biennial (2000), Istanbul Biennial (2001), Shanghai Biennale (2002), Liverpool Biennial (2008), Singapore Biennale (2008) e Bienal Internacional de São Paulo (2004). Exposições individuais recentes aconteceram no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid (2008), no P.S.1 Contemporary Art Center, em Long Island City (2008) e no Museo d’Arte Contemporanea de Roma (2006).  

12.05.2009 a 13.06.2009

 

terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita