EN / PT
Galeria Luciana Brito

Ana Maria Tavares: Numinosum

LB News
  • 1/2

A Galeria Brito Cimino inaugura no dia 17 de março, domingo, das 12 às 20h, a exposição individual “Numinosum” de Ana Maria Tavares.

 

A instalação “Numinosum” é composta por três elementos diferentes: esculturas em aço inox que propõem uma experiência de contemplação e mergulho; um poema composto por palavras e expressões confeccionadas em material espelhado e dispostas sobre as paredes brancas da galeria; uma peça sonora composta a partir de um registro do mundo vertiginoso das especulações abstratas e das negociações no campo dos mercados futuros.

 

A obra apresentada nesta exposição busca uma tensão entre a experiência de mergulho poético e aquela de confronto com o real; a possibilidade de alcançarmos um estado de “imperturbabilidade, de silêncio mental e vocal, de independência do mundo dos fenômenos”. A experiência especular é usada neste contexto tanto para nos fazer conscientes de nosso lugar como para nos perguntar qual seria, afinal, nosso objeto de adoração.

 

Tendo realizado seu mestrado em Chicago, USA (1984 – 1986) e o doutorado na Universidade de São Paulo – USP (2000), é ganhadora da bolsa da Fundação John Simon Guggenheim de 2001/2002.

 

Participou, entre 2000 e 2001, das Bienais de La Habana, Cuba, da Bienal de Istambul na Turquia e da Bienal de Pontevedra, Espanha. Realizou exposição individual na Europa, onde apresentou duas instalações no de Vleeshal, Holanda.

 

Neste mês de março também estará participando do Arte-Cidade no SESC Belenzinho, na mostra do Museu de Arte Contemporânea MAC-USP “Estratégias para Deslumbrar” e na exposição coletiva no Museu de Arte Contemporânea Dragão do Mar em Fortaleza.

 

A exposição estará aberta para o público até o dia 28 de abril. No dia 13 de abril, sábado, às 12 h, será realizado na galeria um “encontro com a artista”. 

17.03.2002 a 17.04.2002

 

 

terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita