EN / PT
Galeria Luciana Brito

Feiras

arquivo

LB News
Art Basel Miami Beach 2022
  • Iván Navarro, "Quark V", 2022 (detalhe)
    1/22
Para essa edição da Art Basel Miami Beach, a Luciana Brito Galeria apresenta um conjunto de trabalhos de artistas representados que contribuíram para o debate cultural internacional nos últimos anos, como Allan McCollum (1944, EUA), Anthony McCall (1946, Inglaterra), Bosco Sodi (1970, México), Iván Navarro (1972, Chile), Leandro Erlich (1973, Argentina), Liliana Porter (1941, Argentina) e Marina Abramovic (1946, Iugoslávia), além de Caio Reisewitz (1967, Brasil) e Regina Silveira (1939, Brasil). O argentino Leandro Erlich tem sido um dos destaques de 2022, passando por diversas instituições no mundo, inclusive itinerando pelos Brasil, nos espaços do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Atualmente, o artista prepara “Liminal”, mostra que resgata seus últimos vinte anos de produção, no PAMM (Pérez Art Museum Miami), com curadoria de Dan Cameron. O artista apresenta, ainda, performance no estande da Luciana Brito Galeria na feira e no museu, “You can’t have your cake and eat it too”, em parceria com a Kreëmart. A ação apresenta um bolo de chocolate em formato de peça de mobiliário, que ficará exposto durante todo o dia do First Choice day para ao final ser dividido pelo artista e servido aos convidados.

 

ArtRio 2022
  • Rochelle Costi, “Equilíbrio_Brasil + corpo”, 2021
    1/2
‘Equilíbrio’ é a palavra chave para designar estabilidade, ao passo que na Física indica que forças distintas atuantes sobre determinado objeto simplesmente não alteram sua situação. Seja ele harmônico ou antagônico, o equilíbrio é algo intrínseco ao processo de criação do artista. Inspirada na série recente de Rochelle Costi, “Equilíbrio” (2021), a Luciana Brito Galeria apresenta nesta edição da ArtRio 2022 um conjunto de obras que abordam como a busca pelo equilíbrio permeia os processos criativos dos seus artistas representados: Bosco Sodi (1970, México), Caio Reisewitz (1967, Brasil), Hector Zamora (1974, México), Iván Navarro (1972, Chile), Leandro Erlich (1973, Argentina), Marina Abramovic (1946, Iugoslávia), Rafael Carneiro (1985, Brasil), Regina Silveira (1939, Brasil) e Rochelle Costi (1961, Brasil). Desta vez, pela primeira vez no Rio de Janeiro, a galeria apresenta o projeto Sala Modernista, espaço especial para mostrar os trabalhos históricos de Waldemar Cordeiro (1925, Itália – 1973, Brasil), Geraldo de Barros (1923-1998, Brasil) e Thomaz Farkas (1924, Hungria – 2011, Brasil). Outra novidade fica por conta das obras do artista mineiro Afonso Tostes (1965, Brasil), recém ingresso no time de artistas da galeria.
SP-Arte 2022
  • Leandro Erlich, "Cloud - América del Sur", 2018
    1/28
Para a edição da SP-Arte 2022, a Luciana Brito Galeria apresenta um conjunto de obras que reflete a potência das pesquisas de seus artistas representados, com destaque para instalações do argentino Leandro Erlich (1973, Argentina) e de Regina Silveira (1939, Brasil). Ambas ocupam o espaço central do estande da galeria, em diálogo com obras de Afonso Tostes (1965, Brasil), Augusto de Campos (1931, Brasil), Bosco Sodi (1970, México), Caio Reisewitz (1967, Brasil), Fernando Zarif (1960, Brasil), Geraldo de Barros (1932, Brasil), Héctor Zamora (1974, México), Iván Navarro (1972, Chile), Liliana Porter (1941, Argentina), Pablo Lobato (1976, Brasil), Rafael Carneiro (1985, Brasil), Rochelle Costi (1961, Brasil) e Tiago Tebet (1986, Brasil).
 
A obra “Cloud – America del Sur” (2018) é uma das produções mais enigmáticas de Leandro Erlich, onde uma nuvem é representada através da ilusão provocada pela interposição de doze painéis de vidro ultra transparente impressos com tinta cerâmica. O universo lúdico e intangível geralmente associado às nuvens é reproduzido pelo artista, que a entende como uma beleza delicada da natureza, símbolo de resistência contra os impactos sofridos pelo meio-ambiente. Outro destaque é a instalação “Touch” (2021), de Regina Silveira, com mãos agigantadas na parede principal do estande, acompanhada de uma série de pratos em porcelanas que trazem as mãos em tamanho real. A obra chama a atenção para o que está fora de escala e instiga a percepção do público. Leandro Erlich tem sido destaque no Brasil com a mostra “A Tensão”, em itinerância e atualmente no CCBB-SP, enquanto Regina Silveira segue com a primeira retrospectiva de sua carreira no MAC-USP.