EN / PT
Galeria Luciana Brito

15

LB News
  • 1/34

Para celebrar os quinze anos de seu espaço na rua Gomes de Carvalho, na Vila Olimpia, Luciana Brito apresenta, entre os dias 27 de novembro a 27 de fevereiro, a mostra “15”, que celebra a trajetória de mais de 70 exposições já realizadas na galeria, que até 2008, funciou como Galeria Brito Cimino. Será a última mostra a ser realizada no local, já que, a partir de 2016, a galeria passará a funcionar no Jardim Europa, em casa projetada pelo arquiteto Rino Levi.  

 

Jacopo Crivelli Visconti, Maria Montero e Rafael Vogt Maia Rosa, curadores que acompanharam de perto a história da galeria, em diferentes momentos do percurso, foram convidados para conceber a mostra, condensando a memória desses anos de atividade e, ao mesmo tempo, comemorando a transição para um novo espaço.

 

A exposição, com 35 artistas, ocupará todas as dependências da galeria e as obras escolhidas serão instaladas no mesmo lugar em que foram originalmente exibidas. A partir desse recorte, pretende-se estabelecer novas relações entre os artistas representados pela galeria nesses 15 anos.

 

Na seleção de obras, encontram-se trabalhos de artistas como Alex Katz, Allan McCollum, Anthony McCall, Caio Reisewitz, Eder Santos, Fabiana de Barros & Michel Favre, Fernando Zarif, Fyodor Pavlov-Andreevich, Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Héctor Zamora, João Luiz Musa, Leandro Erlich, Liliana Porter, Lucas Bambozzi, Marina Abramović, Pablo Lobato, Paula Garcia, Rafael Carneiro, Raphäel Zarka, Regina Silveira, Ricardo Basbaum, Rochelle Costi, Thomaz Farkas, Tiago Tebet, Tobias Putrih e Waldemar Cordeiro, entre outros.

 

Obras de exposições icônicas – como “A Lição” (2002), de Regina Silveira; “Era uma vez...” (2004), de Nelson Leirner; “Transitory Object For Human Use” (2008), a primeira individual de Marina Abramović no Brasil; “Inconstância Material” (2012), de Héctor Zamora; e “Você não está sozinho” (2005), a primeira individual de Caio Reisewitz – poderão ser vistas ao lado de peças ou registros de grandes nomes internacionais apresentados na galeria, como Alex Katz, Allan McCollum, Anthony McCall, Raphaël Zarka, Leandro Erlich, Tobias Putrih, Liliana Porter e Fyodor Pavlov-Andreevich.

 

Como reflexo da história da Luciana Brito Galeria, que sempre buscou estabelecer pontes entre diferentes movimentos e gerações, “15” contará com trabalhos de nomes históricos, como Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e Waldemar Cordeiro, e peças de artistas em atividade desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, como Tiago Tebet, Rafael Carneiro e Paula Garcia. Também estão na seleção Eder Santos, João Luiz Musa, Lucas Bambozzi, Pablo Lobato, Ricardo Basbaum, Rochelle Costi, Fabiana de Barros & Michel Favre e Fernando Zarif, entre outros de trajetória já consolidada

 

A mostra traz ainda fotos, publicações e documentos diversos, além de um fanzine homônimo, produzido pelos curadores. A publicação retoma a iniciativa da galeria que, em 1997, ainda em seu primeiro endereço – rua Adolfo Tabacow –, lançou o fanzine “1” para a realização de sua exposição inaugural.

 

NOVO ENDEREÇO

 

Em 2016, a Luciana Brito Galeria passa a ocupar uma casa modernista, desenhada por Rino Levi (1901 – 1965), na Av. Nove de Julho, no Jardim Europa. Mais do que uma troca de endereço, a mudança representa uma nova fase. O modelo expositivo do “cubo branco” do espaço atual é deixado para trás, dando início a um novo projeto em que a herança arquitetônica moderna e as questões urbanísticas integram-se à produção visual contemporânea.

Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, Maria Montero e Rafael Vogt Maia Rosa, a mostra é a última realizada no espaço da rua Gomes de Carvalho, já que em 2016, a galeria passa a funcionar em uma casa de Rino Levi no Jardim Europa. Na seleção de obras, trabalhos de artistas como Regina Silveira, Nelson Leirner, Marina Abramović, Geraldo de Barros, Rochelle Costi, Caio Reisewitz, Thomaz Farkas e Tiago Tebet, que serão exibidos exatamente no mesmo local onde foram apresentados pela primeira vez na galeria.

 

Abertura: 26 de novembro (quinta-feira), das 19h às 22h

Visitação: 27 de novembro a 27 de fevereiro