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Galeria Luciana Brito

LB/Festival de Vídeo Online

A cada semana, a partir do dia 28 de abril, a Luciana Brito Galeria disponibilizou um novo vídeo, uma nova experiência, que ficará em nosso site por tempo indeterminado. Assim, você pode ver e rever, quantas vezes e quando quiser. O objetivo foi propor uma reflexão sobre um conjunto significativo de trabalhos tanto de artistas que são representados por nós, quanto de outros que achamos relevantes para a proposta. O vídeo da semana é "Photokinetic" (2020), de Héctor Zamora (México). Acompanhe!

 

Curadoria: Analivia Cordeiro
Texto Curatorial: leia aqui

LB News

Héctor Zamora, Photokinetic, 2020

 
Vídeo 4K
Duração: 04'48"
Edição: 1/3
 
"Photokinetic,
Video produzido durante a exibição "Lattice Detour", de Héctor Zamora, no Roof Garden, do The Metropolitan Museum em Nova York, EUA. Trata-se de um jogo sobre o efeito de movimentos, uma dança lúdica, dos corpos dos participantes e seu efeito trazido pelos espaços vazios dos tijolos, criando as sombras que se fragmentam. O movimento se dá através da luz do sol justo no horário do entardecer; um efeito inesperado que aconteceu ao final do dia." Héctor Zamora, 2020
 
 
Héctor Zamora

1974. Cidade do México, Mexico. Vive e trabalha em Cidade do México, México. 

 

O trabalho de Zamora transcende o espaço de exposições convencional para reinventá-lo e redefini-lo, gerando atritos entre os papéis comuns de público e privado, exterior e interior, orgânico e geométrica, real e imaginária.

 

 

 

Finalizamos nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, a seleção de obras do Festival de Vídeo Online. A ideia deste festival é anterior à pandemia, e veio num momento adequado, onde todos estão mudando de hábitos, e iniciando novas maneiras de fruir arte. Este festival é uma iniciativa inovadora internacionalmente, derivada do intuito de mostrar vídeos num formato perfeitamente adequado à sua natureza como meio de comunicação – online.
A vídeo-arte é uma tendência artística que leva o nome de um meio de comunicação, primeiramente analógico e depois eletrônico, que se transformou na principal maneira de relação humana da sociedade atual. Inicialmente o vídeo concorria com a câmera de cinema, oferecendo vantagens do ponto de vista de rapidez, mobilidade e custo. Seu uso se popularizou, como conhecemos hoje, com uma linguagem própria. A imagem em movimento adquiriu uma força socialmaior do que as palavras. Exatamente neste sentido a apropriação artística é legítima.
Historicamente a nomenclatura video-arte abrange desde conteúdos geométricos e abstratos até documentários e testemunhos sociais – uma vasta gama de abordagens estéticas e semânticas. Por isso surgiram sub-nomenclaturas para a video-arte, uma vez que o vídeo é um meio ao invés de uma tendência estética: dentro da video-arte cabe tudo. O critério de escolha dos 32 vídeos apresentados, priorizou o experimentalismo histórico. De que maneira os artistas históricos de várias partes do mundo abordaram esteticamente o novo meio chamado vídeo. Como vocês puderam ver, eles foram muito criativos, antecipando soluções visuais que usamos até hojecom uma liberdade admirável. Estes artistas forneceram a receita de criação que muitas obras de video-arte usam até hoje. Alguns utilizaram limitações tecnológicas da época como elementos criativos, como exemplo cito a definição de imagem. O conteúdo social dos vídeos foi o critério de segundo plano, estando atrelado diretamente ao uso inovador do vídeo na época de concepção de cada obra.
Estes vídeos existem espalhados na mídia atual. Resgatá-los, colocá-los lado a lado, permite que vocês possam entender o verdadeiro valor artístico dessas obras. E lembremos que o fato de estarem hoje em dia na mídia social nada significa. Amanhã podem ser deletados. A consideração destes vídeos como obras de arte, juntamente com obras tradicionais, garante sua sobrevivência em museus e coleções de alta qualidade.
O formato inovador desta mostra, que exibe por meses as obras permitindo ao público ver e rever seu conteúdo, é um posicionamento muito claro com relação à excessiva comercialização da arte atual. Juntamente com a Luciana, partner da seleção desta mostra, com quem trabalho culturalmente há mais de vinte anos, construímos esta iniciativa. Ainda estenderemos sua exibição até o mês de abril. Sejam bem-vindos! Gostaríamos muito de ouvir vossa opinião, livremente expressa. Obrigada
 
Analivia, dezembro 2020
   
 

 

 
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    Héctor Zamora, Photokinetic, 2020

  • Thumb 014379b

    Re-Construtivo, 2020

    Analivia Cordeiro

  • Thumb 014358

    Forest Warrior – Xondaro Ka’aguy Reguá, 2020

    ANGRY duo (Bruno Silvia e Gabe Maruyama)

  • Thumb 014359

    Ouragualamalma, 2020

    Eder Santos

  • Thumb 014348

    Encruzidança, 2018

    Kelly Santos e Naná Prudêncio

  • Thumb vidbits

    Vidbits, 1974

    Alvy Ray Smith

  • Thumb peitoprumoquadro004

    Do Peito ao Prumo, 2020

    Tothi dos Santos

  • Thumb frame

    The Trip, 1976

    José Roberto Aguilar

  • Thumb sunstone

    Sunstone, 1979

    Alvy Ray Smith

  • Thumb frame

    Tudo Está Dito, 1974

    Augusto de Campos

  • Thumb hommage a  mondrian a

    Hommage a Mondrian, 1972

    Jean Otth

  • Thumb frame

    Flesh I e Flesh II, 2004

    Analivia Cordeiro

  • Thumb 011463

    Limiar, 2015

    Regina Silveira

  • Thumb homenagem gs 4

    Homenagem a George Segal , 1985

    Lenora de Barros

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    Bronze Revirado, 2011

    Pablo Lobato

  • Thumb frame landscape for white squares

    Landscape for White Squares, 1972

    Anthony McCall

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    VT Preparado AC/JC, 1985

    Walter Silveira e Pedro Vieira

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    Places of Power, Waterfall, 2013

    Marina Abramovic

  • Thumb 3

    Una Milla de Cruces Sobre el Pavimento, 1979

    Lotty Rosenfeld

  • Thumb frame alvos

    Alvos, 2017

    Lenora de Barros

  • Thumb frame ituporanga

    Ituporanga, 2010

    Caio Reiseiwtz

  • Thumb frame nas coxas

    Nas Coxas, 2018

    Héctor Zamora

  • Thumb frame non plus ultra

    Non Plus Ultra, 1985

    Tadeu Jungle

  • Thumb frame hacasas

    Há Casas, 2018

    Rochelle Costi

  • Thumb opcao 1 frame 0 45

    0=45 Versão I, 1974

    Analivia Cordeiro

  • Thumb frame dormindo acordada

    Dormindo Acordada, 2011

    Fabiana de Barros & Michel Favre

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    Earthwork, 1972

    Anthony McCall

  • Thumb frame pulsar

    O Pulsar, 1975

    Augusto de Campos

  • Thumb framelp

    Actualidades / Breaking News, 2016

    Liliana Porter

  • Thumb screen shot 2020 05 07 at 09.30.43

    Campo, 1976

    Regina Silveira

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    Tumitinhas, 1998

    Eder Santos

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    Corda, 2014

    Pablo Lobato

  • Anthony McCall "Landscape for White Squares" 1972
    1/10

Aqui você verá vídeos históricos. Enquanto uns são praticamente inéditos, outros são consagrados pela história da arte. Em seus mais de 50 anos de existência, a vídeoarte é uma mídia que se caracteriza por sua enorme flexibilidade. Os formatos destes vídeos passaram por mais de dez variações: desde o início, com as grossas fitas U-Matic ou Betacam, por exemplo, até os pequenos e atuais pen-drives com suas enormes capacidades. Conhecer as transformações as quais essas obras sofreram é, hoje em dia, muito mais interessante do que se poderia pensar, considerando a acessibilidade atual da tecnologia, além da possibilidade de conhecer as fontes originais nos faz compreender que são justamente esses instrumentos que formatam o nosso mundo e a nossa percepção. Esta exposição tem o objetivo de mostrar como esses dispositivos existentes no passado podem nos ajudar a compreender e complementar o resultado artístico como um todo. 

 

O modo de exibição também variou muito: hoje existem inúmeras plataformas, desde celulares de pequena dimensão, até projetores 4K – Ultra HD, com grande extensão e qualidade excepcional. Mais uma vez, seguindo os rumos e as necessidades da nossa história, essa arte se reinventa e adquire um valor único quando entendemos, sentimos, compartilhamos e discutimos sua capacidade em traduzir um momento histórico, um lugar geográfico específico, ou mesmo um comportamento particular que se torna universal.

 

Neste momento de isolamento social, a câmera de vídeo ganhou status de principal meio de comunicação visual, o único canal entre aqueles a quem queremos comunicar. Com isso em mente, podemos avaliar o significado de se expressar através de uma câmera. Podemos ainda compreender melhor a razão da qual os artistas escolheram este recurso para contar suas histórias e se posicionar no mundo, ressignificando-o através das lentes e do olhar do espectador. 

 

 

Mesmo hoje sendo tão próxima de nós, a câmera de vídeo nos impõe condições e a principal delas é que tudo o que queremos expressar deve se encaixar dentro de um retângulo, presente em todos os dispositivos de exibição de vídeo, desde aparelhos celulares até datashows. Ao mesmo tempo, há o desafio de fazer com que o espectador perceba a mensagem e seja instigado a imaginar o que acontece fora deste retângulo. É um jogo, e ao mesmo tempo, uma ditadura: a ditadura do retângulo. Nessa obrigação de enquadrar o mundo dentro de um espaço restrito condicionamos nosso cérebro a pensar assim e nossa percepção se altera de acordo com esses padrões. Vemos a realidade como algo a ser adaptado pelo nosso principal instrumento atual de expressão: o vídeo. 

 

O vídeo é visual e sonoro, mas é a realidade que nos oferece as sensações físicas. O grande desafio para o artista, dessa forma, é transmitir a riqueza e a complexidade da realidade com os recursos limitados dessa tecnologia. É intrigante observar como a genialidade e talento de cada artista provoca em nós sensações que vão além das restritivas soluções técnicas e até das experiências humanas. Através desse retângulo e dos recursos audiovisuais, cada artista cria sua poética e compõe uma obra única. Além disso, independente da percepção individual do espectador, há de se considerar o significado histórico e artístico contido em cada vídeo. É importante ainda apreciar os aspectos diversos do contexto de cada período, seus valores e possibilidades. Por isso, cada uma dessas obras pode ser vista mais de uma vez, e a cada oportunidade surge um novo olhar, assim como acontece com as telas penduradas nas paredes. Assim como a pintura, o vídeo também é uma tela, mas com movimento e som: este é o princípio base da vídeoarte. 

 

 

Nenhuma outra mídia conseguiu trilhar tão bem o caminho para a contemporaneidade como a vídeoarte. Ao longo de sua trajetória foi eliminando os obstáculos, aperfeiçoando-se, até conquistar seu lugar definitivo nas artes visuais. Não só foi assimilada como recurso pelas mais diversas linguagens, como carrega em si a capacidade de agregar os elementos da arte, como por exemplo a tradição clássica da tela emoldurada ou a narrativa literária. Nesse sentido metalinguístico, como ela pode ser renovadora? Pense nisso enquanto assiste aos vídeos. 

 

Os vídeos aqui escolhidos para serem apresentados online são legítimos, de alta qualidade artística, concebidos primeiramente para serem mostrados em formato original. Trata-se de uma curadoria genuína e autêntica, realizada para transmitir as ideias e as formas de pensamentos que nos fazem pensar, além de nos envolver com as poéticas intrigantes das épocas em que foram concebidos.

 

Ao assistir aos vídeos, permita-se transportar para o período em questão: anos de 1970, 80, 90 ou os anos 2000, e ao mesmo tempo experiencie com eles o que há de universal e duradouro.

 

 

Analivia Cordeiro,

março 2020

 

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Analivia Cordeiro, PhD, bailarina, coreógrafa, videoartista, arquiteta, pesquisadora corporal, curadora da coleção Waldemar Cordeiro. Considerada a primeira videoartista do Brasil (1973) e uma das pioneiras da computer dance mundial, criou vídeos, espetáculos multimídia, o software Nota-Anna de notação de movimento humano e um sistema de alfabetização de português em vídeo. www.analivia.com.br

Em breve você verá aqui a programação completa da exposição.