EN / PT
Galeria Luciana Brito

Galeria Expandida: Curadoria de Christine Mello

LB News
  • 1/7

Programação:

 

Segunda - 05/04
19h30 - performances de Esqueleto Coletivo e Paula Garcia

 

Quarta - 07/04
11h - depoimento de Analivia Cordeiro
14h - depoimento de Regina Silveira
16h - depoimento de Fabiana de Barros

 

Sábado - 10/04
12h - performance de Fabiana de Barros seguida de debate galeria expandida – relações históricas (Christine Mello, Martin Grossmann, Priscila Arantes, André Mesquita)

 

Quarta - 14/04
11h - depoimento de Ricardo Basbaum
14h - depoimento de Lucas Bambozzi
16h - depoimento de Gilbertto Prado

 

Sábado - 17/04
12h - debate galeria expandida – relações artísticas (Luciana Brito, Paula Alzugaray, Mônica Nador, Ricardo Basbaum) seguido de performance de Ricardo Basbaum

 

A Luciana Brito Galeria inaugura a exposição galeria expandida. Com curadoria de Christine Mello, a mostra propõe trazer à galeria ações artísticas de natureza efêmera que geralmente ocorrem no espaço público. Além das performances e debates agendados para os dias 5, 10 e 17 de abril, artistas do eixo curatorial histórico cedem depoimentos às quartas-feiras, das 11h em diante.

 

A plataforma curatorial galeria expandida discute circuitos de visibilidade na arte. Em um contexto em que a produção artística é por natureza desmaterializada e transitória, a pergunta que move é como abrigar tal produção numa galeria de arte? A idéia de sua expansão diz respeito a provocar um espaço de reflexão que incite situações de interação e debate sobre a circulação das obras para além desse espaço físico.

 

As questões pertinentes à exposição dizem respeito a pensar conexões entre espaços da arte e experiências acessíveis no nosso cotidiano (como as promovidas pela Internet, televisão, telefonia móvel, mídia indoor e outdoor, jornal, revistas, cartazes, filipetas, transmissões sonoras e camisetas) que integram o universo das redes de comunicação, do circuito publicitário e das marcas.

 

A exposição compreende os seguintes trabalhos e seções:

 

Eixo Histórico
Apresenta revisões históricas de experiências dos artistas Regina Silveira (distribuição de panfletos em ruas de intenso tráfego, divulgando apartamentos impossíveis de habitar), Ricardo Basbaum (criação e divulgação da “marca Olho” para a exposição Como Vai Você, Geração 80? Adesivos com a marca podiam ser adquiridos e estendiam o trabalho para além do evento, colocando nas mãos dos visitantes possibilidades de invasão do trabalho por outros espaços), Fabiana de Barros (documentação do Fiteiro Cultural, um quiosque aberto para a participação artística dos visitantes em 2007, desta vez online no Second Life), Lucas Bambozzi (a obra Puxadinho será construída na parte externa à galeria) Analivia Cordeiro (exibição da coreografia M3X3, nomeada pelo crítico Arlindo Machado como “o mais antigo tape (...) da história do nosso vídeo”) e Gilbertto Prado (documentação do fax-evento Connect, que permitiu que pessoas localizadas em diferentes locais do planeta realizassem simultaneamente um trabalho artístico comum).

 

Os artistas do Eixo Curatorial Histórico cedem depoimentos em vídeo abertos ao público às quartas-feiras, sob coordenação de Christine Mello, conforme a programação.

 

Eixo Novas Vertentes
Ações especialmente concebidas para a exposição, associam os trabalhos de jovens artistas àqueles participantes do eixo histórico. Paula Garcia e Esqueleto Coletivo inauguram a exposição no dia 5 de abril. A performance Corpo Ruído, de Paula Garcia, acontece nos arredores da Luciana Brito Galeria. O corpo da artista é coberto por ímãs e retalhos de ferro e o som resultante da queda dos objetos será transmitido para o interior da galeria. O grupo Esqueleto Coletivo aparece como patrocinador da exposição com o produto Limpador de Consciência, à venda na galeria durante todo o período da exposição. Claudio Bueno cria uma projeção interativa – através do celular é possível “adentrar” a casa e a privacidade do artista, ligando ou desligando seu aparelho de TV. O trabalho de Denise Agassi, O Passageiro, será exibido durante a programação da TV Bus, presente em grande parte da frota de ônibus da cidade de São Paulo. Ana Paula Lobo apresenta trabalho de net art. A obra de Bruno Faria acontece durante a exposição, através do envio, via fax, de desenhos feitos em Paris.

 

Performances/debates
A Luciana Brito Galeria apresenta performances e debates, coordenados por Paula Garcia, conforme a programação.

 

online e publicação
O conteúdo registrado durante os debates, performances e depoimentos será exibido ao vivo via internet através do hot site da galeria expandida no Fórum Permanente. Instrumentos da web 2.0 permitem que o conteúdo originado durante o evento seja compartilhado por um maior número de pessoas através do blog e perfil da galeria expandida no Facebook

 

O catálogo galeria expandida será distribuído durante a exposição na Luciana Brito Galeria. A publicação tem a coordenação editorial de Ananda Carvalho e dos artistas  Eduardo Verderame e Manuela Eichner.

05.04.2010 a 20.04.2010

 

abertura em 5 de abril de 2010
terça a sexta-feira, das 10h às 19h
sábados, das 11h às 17h
entrada gratuita